CARNEIRO HIDRAULICO N 04 – ARIETE MARUMBY

Descrição

Obtenha água em abundância 24 horas por dia com este produto revolucionário de custo zero após a instalação, dispensando p uso de energia elétrica ou qualquer combustível.

O;Carneiro Hidráulico Marumby;também conhecido como ARIETE, é um aparelho que eleva água até determinado ponto, necessitando para o funcionamento, água em abundância e um desnível entre a superfície da água a ser elevada e o lugar onde se encontra instalado o Carneiro.;

;

O trabalho do Carneiro é ininterrupto e não exige outra despesa senão o custo do material da instalação, dispensando energia elétrica ou qualquer combustível, portanto, ideal para o abastecimento de água para Fazendas, Chácaras, Estabelecimentos Fabris, oxigenação de açudes;etc.;

;

Além de uma máquina simples, robusta e barata, funciona 24 horas ininterruptas aproveitando a queda de água e elevando uma fração desta para um ponto mais alto desejado.

;

Carneiro possui uma válvula motora (castelo e martelo);que é vital para seu funcionamento, pois da água que é utilizada, uma parte de até;20% (Vinte Por Cento) é recalcada e outra se destina como força propulsora.

;

Instalado o carneiro, já com água em seu interior, deve-se pressionar para baixo por alguns segundos a haste do martelo, para iniciar o processo de recalque da água.;

;

O martelo ao trabalhar, bate de encontro ao parafuso de regulagem provocando um lento desgaste. Por esta razão, recomendam-se duas ou três regulagens anuais de seu curso.

;

Caso não se obtenha recalque necessário ao pondo desejado,;por pouco;desnível de terreno, basta mudar o Carneiro de posição, alongando o cano de alimentação ;C;, para obter maior pressão de vazão (peso d¿água).;

;

É sempre recomendado que sejam feitos os testes em época de estiagem para que não seja utilizado um carneiro maior do que o necessário, onde o mesmo ficará parado nas épocas de seca.

;

A escolha do tamanho do Carneiro deve ser feita de acordo com o volume d;água (vazão) disponível.

;

Encontrando o recalque desejado, limita-se definitivamente o curso do martelo travando; firmemente o parafuso de regulagem, que irá pressionar; a arruela de vedação (de borracha) contra a base do carneiro para evitar a fuga d;água pela rosca do parafuso de regulagem.

;

A vazão de acionamento é a água utilizada para acionar o carneiro, medida em litros/minuto ou litros/segundo.

;

Para se medir a água disponível para acionamento siga os procedimentos abaixo:

;

1° –;Represe;a água em um determinado ponto, para que forme uma pequena lagoa, pegue um pedaço de tubo PVC ou uma canaleta e instale provisoriamente, conduzindo a água;até o local onde o carneiro pretende ser instalado, de forma que a água possa ser conduzida para um recipiente de volume conhecido.

;

2° – Marque quantos minutos ou segundos se gasta para encher o recipiente, em seguida divida o volume do recipiente pelo tempo gasto para enchê-lo, obtendo assim, a vazão em litros por minuto.

;

Exemplos:

Um Tambor de 200 litros que se enche em 10 minutos terá:

VAZÃO= 200/10 =;20 LITROS/MINUTO.

;

Uma Lata de Tinta de 18 litros que se enche em 2 minutos terá:

VAZÃO=18/2 =;9 LITROS/MINUTO.

;

Caso o Recipiente se encha em menos de um minuto, faça a conta abaixo para;se obter vazão;em Litros por;Segundo.

;

Uma;Lata de Tinta de 18 litros que se enche em;50;segundos terá:

VAZÃO 18/50 =;0,360;LITROS/SEGUNDO.

;

Uma Balde de 5 Litros que se enche em;10;segundos terá:

VAZÃO 5/10 =;0,5 LITROS/SEGUNDO.

;

Para converter L/Segundo em L/Minuto:

;

Pegue o resultado;acima e multiplique o valor;por 60:

* 0,360 x 60 =;21,6 Litros por minuto

* 0,5 x 60 =;;30 Litros por minuto.

;

TABELA:;

N° CARNEIRO

Vazão de alimentação (litros/minuto)

Vazão de alimentação (litros/segundo)

Tubo de entrada ou alimentação (polegada)

Tubo de saída ou recalque (polegada)

Altura de Queda até entrada do carneiro (metros)

2

7 a 11

0,116 a 0,183

¾;

3/8;

2 a 3,5

3

7 a 15

0,116 a 0,250

1;

½;

2,5 a 4

4

11 a 26

0,183 a 0,433

1.1/4;

½;

3 a 5

5

22 a 45

0,366 a 0,75

2;

¾;

4 a 6

6

70 a 120

1,166 a 2

3;

1.1/4;

5 a 7

A colocação certa do Cano de Alimentação ;C; é muito importante.

;

Recomendamos pois, que sejam observados os seguintes itens:

;

– Colocar o encanamento o mais reto possível, conforme esquema na segunda imagem acima(Veja mais fotos), sendo a posição 1) correta; 2)admissível; 3) errada.

;

A: Altura total de Queda D¿água;
B: Altura total de Recalque
C: Cano de Alimentação
D: Cano de recalque

;

– O cano de alimentação deverá ser de ferro galvanizado para maior golpe de aríete.

;

– O recalque da água é produzido pelo ar comprimido dentro do bojo (capacete) do carneiro. Trabalhando continuamente, este ar tende a diminuir até paralisar o movimento do martelo. Para evitar o esgotamento rápido do ar, fura-se o cano de entrada ;E; com broca de 1 mm para;os carneiros 3, 4;e um furo de 2 mm para os tamanhos 5 e 6 a uma;distância de 10 a 20 cm do carneiro, conseguindo assim a aspiração de pequena quantidade de ar que fica retido no bojo com cada movimento da válvula. Quando o carneiro parar por falta de ar, remove-se o bujão disposto na parte lateral da base do carneiro, para dar vasão à água acumulada.

;

– O cano de elevação ;D; poderia ter comprimento ilimitado, se não fossem as perdas dadas pela fricção que são;;de 1 metro de altura ;B; em cada 100 metros de comprimento do cano ;D;,;portanto, deverá ser colocado o quanto mais reto possível, evitando-se joelhos e curvas fechadas e, sempre em elevação crescente para evitar bolsas de ar, que, prejudicam a passagem livre da água pelo cano e consequentemente a produção do carneiro.

;

– Recomendamos em caso de recalques longos a colocação de uma válvula de retenção (produto disponível em nossa página), no cano de elevação ;D;, a uma distância de cada 50 metros do Carneiro.

;

;

Modelo : 4
Necessidade p/ acionamento (litros/minuto) :;11 a 26
Cano Entrada : 1.1/4;
Cano Recalque : 1/2;
Peso : 20 Kg

Informação adicional

Peso 52 kg

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Leave Comment
Seja o primeiro a avaliar “CARNEIRO HIDRAULICO N 04 – ARIETE MARUMBY”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clear formSubmit